Quer reduzir custos? Então vem comigo!
- Lucas Bui
- 29 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Mais de 50% das empresas que abrem no Brasil fecham antes de completar dois anos, e esse número cresce para quase 60% quando atingem 3 anos, conforme indica o SEBRAE.
O grande erro dos empreendedores é imaginar que seu negócio irá funcionar sozinho, e que basta vender seu produto ou serviço que o resto funcionará automaticamente. Ter seu próprio negócio é um dos poucos meios de realmente ganhar muito dinheiro de forma honesta, mas também o mais arriscado. O principal vilão de todas as empresas são os custos, tanto para abrir, como para mantê-la funcionando, como os custos que surgem no meio do caminho, e estes últimos são os que mais atingem os empresários já que chegam sem avisar e estragam qualquer planejamento.
Mas então o que fazer para reduzir custos?
Bom, existe duas espécies de ações que todo empresário pode tomar que vai ajudar a manter a situação sobre controle e até aumentar os ganhos. A primeira é o planejamento e estudo da situação tributária da empresa, que afinal corresponde à maioria dos custos administrativos, porém, o que pouca gente sabe é que existe métodos respaldados na legislação que abrem caminhos para diminuição dos custos com tributos, e para isso existe o planejamento tributário, e a restituição de valores pagos indevidamente ( dos últimos 5 anos ) de tributos federais, e impostos indiretos, valores esses que geralmente são altos, existem, porém as pessoas não sabem, porque simplesmente desconhecem a possibilidade.
Eu explicarei sobre este aspecto fiscal em um post próprio, explicando detalhadamente o que deve ser feito.
A outra ação sobre a qual falaremos hoje são os métodos preventivo-consultivos, que toda empresa deve ter, afinal, toda grande empresa, e as maiores de seus segmentos mantem ações como essa, a fim de manter seu desenvolvimento em dia.
Dentro desta ação preventiva/consultiva, a primeira que citarei é a necessidade real de uma empresa ter parceria com advogados, como seus consultores jurídicos. A grande necessidade vem da verdade universal da vida de todo mundo de que coisas ruins acontecem, e não é diferente com a vida de uma empresa.
Muitas vezes um processo trabalhista consegue desequilibrar totalmente o caixa da empresa, e geralmente de onde sai um sai outros, por isso é importante que a empresa conte com um suporte jurídico, para que mantenha a rotina de contratação e demissões, em ordem, e ainda sai muito mais barato para uma empresa ter um advogado parceiro para defender em processo trabalhistas, do que ter que contratar toda vez que o problema surge.
Geralmente os valores de quem defende empresas em processos trabalhistas é superior em varias vezes de quem mantem um valor fixo mensal para defender em todos os processos. Isso é tão mais vantajoso, que até sindicatos se utilizam disto, além é claro, de empresas que as vezes mantém seu próprio setor jurídico, que apesar de custoso, sai mais barato que se contratado individualmente.
Outra vantagem de ter advogados parceiros é a questão da inadimplência, afinal, quando o cliente não paga, esse dinheiro fica perdido, e afeta diretamente o faturamento da empresa, por isso, tendo a parceria com um escritório ou um advogado, permite a realização da cobrança desses valores que seriam dados como perdidos.
Temos também a questão contratual, que envolve a empresa, e fornecedores, sendo sempre importante que estes contratos tenha sido formulado por um advogado de confiança, para proteger da melhor maneira seus interesses. O mundo é cheio de gente querendo se dar bem, como você acha que vai se defender se você não entende do assunto?
Parceria para ações preventivas e consultivas, geram uma redução de custos enorme!
Desafio alguém a procurar alguma empresa de renome que não tenha este tipo de atitude, e que diferente do que muitos pensam, não é só para empresas grandes, mas sempre para todos, é um investimento real na qualidade da sua empresa.
Assim como para nós um plano de saúde sai mais barato do que a contratação de médicos particulares, assim é para sua empresa a parceria no setor jurídico para saúde do seu CNPJ.